Os cortes suínos mais populares: Como aproveitar os diferenciais deste tipo de carne?

A carne suína é uma opção muito consumida no mundo, pois é extremamente versátil na cozinha. Uma das vantagens da carcaça é que cada pedaço pode ser aproveitado dos pratos mais simples aos mais modernos, como a paleta, lombo, costela, pernil e barriga, por exemplo. 

Além de ser uma opção extremamente nutritiva, ela também é caracterizada pelo sabor, maciez e suculência que podem ser explorados entre mais de 20 opções de corte. Adquirir boas carcaças de carne suína para o estoque do seu estabelecimento é um ótimo investimento, mas antes disso, é necessário tomar medidas para que ela tenha a qualidade exigida pelo consumidor. 

Como preparamos as carcaças suínas?

Durante a manipulação, o primeiro passo é a utilização de equipamentos de proteção individual, como o uso de aventais, luvas e botas, porque o segredo é manter a higiene e garantir a integridade da carne. 

O manejo higiênico e eficiente das carcaças acontecem com muitos procedimentos para garantir que os cortes sejam apropriados para consumo humano, mas como a Hipercarnes faz isso? Nós cumprimos normas e regulamentações sanitárias, mantemos a limpeza do espaço e dos equipamentos usados, armazenamos as carcaças com cuidado para evitar contaminações, entre outras medidas. 

Quais são as novas tendências de consumo da carne suína?

O consumo de carne suína mudou nos últimos anos, hoje em dia é comum encontrar em açougues e supermercados porções menores, que oferecem mais praticidade do preparo no dia a dia. Com cortes mais magros e com menos gordura, a carne suína se torna mais leve e fácil de se preparar, porque é mais versátil e pode ser feita de diversas formas, como grelhada, cozida e assada. Isso faz com que a tendência de cortes com novos sabores e texturas cresça ganhando espaço em receitas. 

As novas tendências de consumo da carne suína são marcadas pela preocupação com a qualidade, sustentabilidade e diversidade na alimentação, e essa versatilidade é apenas um dos fatores que têm influenciado o mercado e conquistado novos consumidores. 

Saiba quais são os cortes mais utilizados na culinária

  • Lombo: É um corte com pouca gordura e muita maciez. Por ser bem versátil na cozinha, ele pode ser preparado de diversas maneiras, como assado, grelhado ou ensopado. 
  • Costela: Muito popular e apreciada nos pratos brasileiros, a costela apresenta bastante gordura e pode ser preparada no churrasco ou cozida com o acompanhamento de molhos e temperos diferenciados.
  • Pernil: Quem não está familiarizado com a presença do perfil em celebrações de Natal e Ano Novo? O corte é presença garantida nestas datas e apresenta muita gordura, o toque principal para criar um prato suculento e saboroso. 

A praticidade e variedade são as palavras de ordem quanto o assunto é carcaças suínas. Você já está aproveitando as diversas opções de cortes da peça no seu negócio? Conheça as nossas soluções e satisfaça os seus clientes.

Explore mais