Como são utilizados os miúdos de boi que são exportados?

O aproveitamento de diversas partes do boi é uma alternativa sustentável para a pecuária, sendo que a produção de carne bovina pode gerar diversos produtos e pratos de dar água na boca, como os miúdos. 

Os miúdos são partes comestíveis e nutritivas do animal que não são consideradas cortes de primeira, e nesta categoria estão inclusos órgãos, como fígados, rins, coração, tripa, língua e outros. Assim como na culinária brasileira, essas partes também são valorizadas em muitas culturas ao redor do mundo e usadas de diversas maneiras. 

Por isso, quando se trata da exportação de miúdos de boi, o envio dessas partes são para países onde há demanda por essas peças e, atualmente, isso só é possível porque o governo federal facilita a exportação de miúdos bovinos para diversos lugares do mundo, principalmente de peças que não têm demanda alimentar no país, como as artérias e tendões bovinos que são muito apreciados pelos chineses. 

Este é um exemplo de como o consumo dos miúdos de boi pode variar de acordo com a cultura e a preferência culinária de cada região. Em alguns países, certos cortes são mais valorizados e amplamente consumidos, enquanto em outros podem não ter tanta popularidade.

Sem dúvidas, as peças bovinas podem ser usadas de diversas formas, e para te ajudar a entender melhor como os miúdos são utilizados na culinária de outros países, continue a leitura e veja um exemplo: 

  • Tailândia: A Tailândia é outro destino dos miúdos bovinos brasileiros e revela como o país preza pela qualidade e sustentabilidade das peças. Uma das receitas comuns é o satay, onde os miúdos são espetados em palitos de bambu, marinados em uma mistura com especiarias tailandesas, e depois, grelhados. Essa opção é uma iguaria muito popular em churrascos e festivais tailandeses. 

Por que o consumo dos miúdos é importante para a saúde?

O consumo deste tipo de carne pode trazer diversos benefícios para a saúde devido ao seu valor nutricional, pois elas são ricas em vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes essenciais para a nossa saúde. Cada tipo de miúdo possui uma composição nutricional única. Por exemplo, o fígado de boi é uma excelente fonte de vitamina A e ferro, enquanto a língua é fonte de fósforo, cálcio etc.  

Sendo assim, é importante ressaltar que o consumo de miúdos nas refeições deve ser equilibrado e fazer parte de uma alimentação variada, independente da cultura e estilo da culinária. Essa é apenas uma das formas de garantir uma produção de carne mais sustentável ao aproveitar diversas partes do animal e ter uma maior diversidade na mesa!

Explore mais