No Brasil, a carne bovina é quase sinônimo de mesa farta. Ela está presente no almoço de domingo com a família, no bife acebolado do dia a dia, no churrasco com os amigos e em muitos outros momentos. Mas em meio a tantos cortes, como patinho, coxão mole, alcatra, músculo etc, é comum sobrar alguma coisa na panela ou na geladeira.
Então, o que fazer com as sobras de carne bovina? Jogar fora? Nem pensar! Aqui na Hipercarnes, a gente acredita que o respeito pela comida também é respeito pelo seu bolso e pelo planeta. Com um pouco de criatividade (e uma variedade de temperos), dá para transformar as sobras do almoço, jantar etc em pratos incríveis, cheios de sabor e sem desperdício.
Se você consome carne bovina no dia a dia e quer aproveitar até o último pedacinho com inteligência e praticidade, continue a leitura e saiba o que preparar!
- Carne assada = escondidinho
As sobras da carne assada podem ganhar um novo sabor sob uma camada cremosa de purê de batata, abóbora ou mandioca. Basta desfiar a carne, refogar com alho, cebola, cheiro-verde e um toque de pimenta-do-reino. Após isso, monte as camadas, finalize com queijo e leve ao forno. Em minutos, você tem uma refeição completa e muito saborosa.
- Carne grelhada = picadinho com arroz
O arroz do dia anterior e a carne grelhada que está na sua geladeira podem formar um picadinho saboroso. O que fazer? Corte a carne em cubinhos e refogue com legumes (cenoura, abobrinha, vagem etc), acrescente o arroz, as especiarias de sua preferência e finalize com tomate cereja. Rápido, nutritivo e com sabor marcante.
- Picanha ou contra-filé = recheio para sanduíche, tapioca ou torta salgada
As sobras de picanha ou contra-filé viram um recheio delicioso para pão francês, wrap, tapioca ou até aquela torta salgada improvisada. Para ter um prato delicioso, desfie ou fatie a carne bem fininha, junte um pouco de queijo, molho (como barbecue ou maionese temperada), e aproveite.
Dica extra: congele as sobras porcionadas para evitar o desperdício!
Se a sobra não vai ser usada no dia seguinte, sugerimos que você congele em pequenas porções. Assim, é possível evitar o desperdício e ainda facilitar a sua rotina nos dias corridos. Porém, não demore para consumir a carne, pois cortes prontos e temperados têm data de validade menor do que a peça crua.
Prontos para preparar pratos deliciosos? Reaproveitar a carne bovina no dia a dia deve ser vista além de uma questão de economia, é uma atitude consciente que todos devem ter. Com um pouco de criatividade, cada sobra se transforma em uma nova oportunidade de se surpreender na cozinha.
Após adquirir as carcaças bovinas e suínas da Hipercarnes, você, fornecedor, pode ir além e se aproximar ainda mais dos seus clientes com orientações para incentivar o reaproveitamento e, assim, fidelizar o consumidor final com soluções inteligentes para o cotidiano. Entre em contato e seja o nosso próximo parceiro!