A manipulação adequada de carcaças bovinas e suínas é fundamental em um açougue, pois é este processo que mantém a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes. Desta forma, os profissionais que trabalham neste setor devem ser especialistas na prevenção de contaminações e na manutenção dos padrões sanitários.
Para assegurar a higiene no açougue, é essencial que os funcionários adotem práticas rigorosas de limpeza, isso significa que as bancadas de trabalho, utensílios, equipamentos etc, devem ser higienizados regularmente com produtos apropriados de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos de vigilância sanitária. Como também, é fundamental a utilização de aventais, toucas, luvas e outros equipamentos de proteção individual para evitar a contaminação cruzada.
Surto de doenças transmitidas por alimentos devido a este tipo de contaminação pode resultar em danos severos à reputação de estabelecimentos alimentícios, com implicações diretas no faturamento e na confiança dos consumidores. Desta forma, é fundamental que o seu açougue esteja preparado, pois as regulamentações de segurança alimentar são severas, e a não conformidade pode resultar em penalidades legais.
Quais são as principais regras da vigilância sanitária?
A manipulação adequada da carne é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Para isso, a vigilância sanitária determinou algumas normas, como:
- Atenção ao tempo da desossa de carne resfriada, sendo que, após o processo, ela deve ser imediatamente encaminhada para a refrigeração. Essa medida evita o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde e oxidação da carne.
- Utilização de utensílios revestidos com material sanitário atóxico e em bom estado de conservação para evitar que resíduos indesejados entrem em contato com a carne.
- Não ter a presença de caixas de madeira ou papelão, plásticos e outras embalagens no ambiente de manipulação da carne, pois os materiais podem ser propensos à contaminação.
Essas são apenas algumas das diretrizes da vigilância sanitária, e o cumprimento dessas boas práticas demonstra o compromisso do seu açougue com a excelência na manipulação e comercialização de carne.
A sua equipe está preparada para manter a qualidade das carcaças?
A capacitação constante dos funcionários em boas práticas de manipulação de alimentos é fundamental. Neste processo, os colaboradores devem passar por treinamentos com dicas de higiene para manuseio das carcaças e do espaço de trabalho, principalmente quando se trata de açougues em supermercados, mas o porquê?
Além de servir como um ímã para os clientes, o açougue é uma fonte robusta de lucro para supermercados, onde o ambiente pode ser estrategicamente projetado para oferecer uma experiência sensorial atraente das peças. Assim, supermercados que investem em nossos produtos, práticas de higiene rigorosas e treinamento adequado para a equipe estão melhor posicionados para atender às expectativas dos consumidores e manter uma base de clientes fiéis.